Biografia de Leonardo Da Vinci

Introdução

Leonardo Da Vinci nasceu no dia 15 de Abril de 1452. Existem, no entanto, dúvidas quanto ao lugar do seu nascimento: para alguns historiadores, nasceu numa casa de Anchiano, uma localidade próxima do município de Vinci; segundo outros, nasceu mesmo em Vinci, local situado na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre Florença e Pisa.


Filho ilegítimo de um notário de 25 anos de idade, Piero Da Vinci, que tomou custódia dele pouco depois do seu nascimento, enquanto a sua mãe mudou para uma cidade vizinha e casou com outra pessoa. Tanto o pai como a mãe de Da Vinci continuaram a ter filhos, acando este por ter 17 meio-irmãos e irmãs. Ao crescer na casa do seu pai teve acesso a textos de vários pensadores e "cientistas". Foi também exposto à antiga tradição de pintura de Vinci. Cedo revelou o seu talento artístico, e o seu pai pô-lo sob a aprendizagem de Andrea del Verrochio, que possuia uma conceituada oficina em Florença. Como aprendiz o seu talento artistico acabou por se provar colossal, e desde 1470 a 1475 as pinturas produzidas na oficina de Verrochio mostram a influência do seu genial aprendiz. Por exemplo, uma das primeiras grandes oportunidades que Da Vinci teve de mostrar do que era capaz, foi quando Verrochio pô-lo encarregado de um dos anjos na pintura "Baptismo de Cristo". Esse anjo ficou tão superior ao resto da pintura, que, alegadamente, Verrochio decidiu nunca voltar a pintar. Permaneceu na oficina de Verrochio até 1477, quando decidiu que queria trabalhar sozinho.

Em 1481 interrompe a comissão da pintura "A Adoração dos Magos" em Florença e muda-se para Milão, onde trabalhou para a corte do Duque Ludovico Sforza. Permaneceu em Milão durante 17 anos, e partiu apenas depois de Ludovico perder o poder em 1499. Foi durante estes anos que Da Vinci foi mais produtivo intelectualmente, atngindo novos picos tanto a nivel cientifico como a nivel artistico. O Duque manteve Da Vinci ocupado com pinturas, esculturas e preparação de elaboradas festas, mas também encomendou projectos para armamento, edificios e maquinarias.

De 1485 a 1490 Da Vinci levou a cabo também estudos sobre uma variadade de temas incluindo mecânica, arquitectura, vôo, geometria e os seus primeiros estudos sobre anatomia humana. Foi neste periodo que ganhou o hábito de anotar meticulodamente os seus estudos em cadernos que ele próprio ilustrava. Mas, sendo os seus interesses tão abranjentes e fáceis de despertar, Da Vinci raramente levava um projecto do principio ao fim, consequentemente, neste periodo de 17 anos, só acabou 6 pinturas (entre elas "A Última Ceia").

Com a invasão francesa e a queda de Ludovico Sforza em 1499, Da Vinci teve que encontrar um novo patrono. Passou então os 16 anos seguintes a viajar por Itália, trabalhando para diversos empregadores, como por exemplo Cesare Borgia. Viajou um ano com o exército de Borgia como engenheiro militar, e conheceu até Niccolo Machiavelli, autor de "O Principe". Neste período desenhou também uma ponte para o "Corno Dourado" da Constantinopla, e com a ajuda de Machiavelli recebeu a comissão para pintar "A Batalha de Anghiari".

À volta de 1503 pensa-se que começou a trabalhar na "Mona Lisa", que viria a ser a sua obra-prima. A 9 de Julho de 1504 recebeu a noticia da morte de seu pai, mas devido à interferência dos seus muitos meios-irmãos acabou por não herdar nada deste. A morte do seu tio também levou a desavenças entre irmãos, mas dessa vez Da Vinci levou a melhor e ficou com as terras e dinheiro deste.

De 1513 a 1516 trabalhou em Roma onde possuía uma oficina e fazia alguns trabalhos para o Papa. Continuou os seus estudos de fisiologia e anatomia, mas o Papa proibiu-o de dissecar cadáveres, o que atrasou bastante os seus estudos.

Em 1516 foi-lhe oferecido o cargo de Primeiro Pintor, Engenheiro e Arquitecto do Rei Francisco I de França. este foi o seu último, e porventura mais generoso, patrono e ofereceu-lhe uma mansão perto do palácio real em Amboise.

Mesmo sofrendo de uma paralisia na mão direita, Leonardo ainda era capaz de pintar e ensinar, completando ainda diversos estudos sobre a natureza da água, anatomia, pinturas e diversas máquinas.

Morreu a 2 de Maio de 1519 em Cloux, França. Segundo a lenda Da Vinci morreu com a cabeça ao colo do Rei Francisco I.

Da Vinci distinguiu-se em diversas áreas, tais como a pintura, escultura, engenharia, botânica, ciências, música, anatomia, medicina e matemática, apesar de não ter tido nenhuma espécie de formação na maioria delas.

O seu modo de pensar e ver o mundo foi fortemente influenciado pelas ideias renascentistas e isso é claramente reflectido nas suas obras. Os renascentistas acreditavam no poder humano de julgar, de criar e de construir, sobrevalorizando o ser humano; o Renascimento é conhecido como a época do Humanismo e assinala o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.