Canhão de 12 canos




Na tentativa de aumentar o poder de fogo de um canhão tradicional, Leonardo Da Vinci desenhou esta inovadora carruagem de 12 canos de disparo. Apesar de ter uma cadência de disparo lenta, tem mecanismos de precisão e recarregamento muito engenhosos. A forma em leque em que os canos estão dispostos tornava-a uma eficaz arma contra massas de soldados inimigos. Era também bastante leve e compacta, o que a tornava fácil de carregar e transportar para o campo de batalha.



Os 12 canos de baixo calibre, chamados "Scoppietti", estavam arranajdos de forma a permitir um poder de fogo inigualável no tipico campo de batalha Renascentista. Os canhões estavam desenhados para poderem ser disparados tanto individualmente como em conjunto, dependendo das necessidades tácticas de cada situação.



Da Vinci tencionava instalar um sistema de recarregamento á retaguarda para todos os canos, acessível a partir de uma pequena entrada. desta forma não seria necessário passar á frente dos canhões para recarregá-los, podendo assim estarem alguns a disparar enquanto outros recarregavam. Também devido á disposição em leque, as traseiras dos canhões estão muito próximas, facilitando o recarregamento. Infelizmente, a tecnologia necessária para criar um sistema destes estava ainda a alguns séculos de distância.




As rodas largas, combinadas com o peso relativamente baixo da carruagem, tornava prático ajustes horizontais á linha de tiro, incluindo voltas de 180º, pois a carruagem era leve o suficiente para se levantar do chão






Ao virar-se esta pega, os canhões podiam ser fácil e rapidamente inclinados para calibrar a altura e alcance do tiro. Este método é um antecedente directo do mecanismo