Curiosidades sobre a obra de Da Vinci

Sabias que...

Leonardo Da Vinci escrevia ao contrário de maneira a só se poder ler os seus estudos com um espelho!


Sabias que...

Leonardo Da Vinci planificou várias máquinas voadoras, entre elas, o parafuso aéreo que inspirou o primeiro modelo de helicóptero!




Sabias que...

Leonardo Da Vinci acreditava que a visão era o sentido mais importante de todos!
Foi através da experiência empírica que este construiu grande parte da sua obra no ramo da engenharia e mecânica valorizando dessa forma uso dos sentidos. Os esboços de um tanque semelhante a uma tartaruga e os de um “Ornithopter” (máquina voadora com asas movíveis semelhantes as das aves) são alguns exemplos.


Sabias que...

Para pintar a “Última Ceia”, Leonardo Da Vinci inventou o primeiro plástico de forma a conseguir pintar o quadro ao longo de um grande período de tempo.

Infelizmente, a utilização desse plástico teve como consequência a degradação prematura da pintura.




Sabias que...


Leonardo da Vinci desenhou o que se pensa ser o primeiro fato de mergulho funcional do mundo, apesar de tal feito ter sido atribuído ao alemão Karl Heinrich Klingert em 1797.







Sabias que...

Nos seus esboços, Leonardo Da Vinci desenhava as suas invenções com defeitos, isto é, com pequenos erros para que só ele soubesse como fazê-las funcionar correctamente.


Sabias que...

Da Vinci destacou-se em diversas áreas como a engenharia, a medicina e a arte.
Na medicina, por exemplo, Leonardo descobriu a razão pela qual as pessoas morrem de velhice (acumulação de substâncias que vão precipitando nos vasos sanguíneos, estreitando-os). Exceptuando a palavra colesterol, Da Vinci fez uma descoberta do séc. XXI em pleno séc. XV.




Sabias que...

Leonardo esboçou várias máquinas de guerra entre elas, um tanque de combate e catapultas de contra-peso e braço flexível, contribuindo assim para o avanço da engenharia militar.
No entanto, apenas o fazia como meio de subsistência na medida em que mostrava um enorme desprezo pelas guerras humanas.



Sabias que...

A NASA, mesmo nos dias de hoje, ainda usa certos estudos e desenhos de Leonardo Da Vinci na área da robótica em aplicações para os seus próprios projectos!