Elementos das invenções de Da Vinci

Mecanismos:

Estes são os mecanismos base para a maioria das invenções de Da Vinci. Já eram usados já antes do seu nascimento, mas este utilizou-os de forma engenhosa e inovadora nos seus planos. Funcionam á base de alterações na distância ou direcção da força de forma a tornar o trabalho mais fácil.




Roda e eixo

Neste mecanismo a roda é presa a um eixo central, para que quando um gira sobre si próprio o outro é obrigado a executar o mesmo movimento. Um longo movimento da roda é convertido num movimento mais pequeno mas mais forte no eixo, e vice versa.



Sistema de Roldanas

Uma roldana reverte a direcção de uma força. Mas quando duas ou mais são montadas, permitem levantar pesos com forças menores. Em troca, a corda tem que percorrer uma distância maior que a carga.






Cunha

Uma cunha é uma peça de metal, madeira ou outro material resistente em forma de primas agudo. Ela converte a força aplicada num movimento de separação que a torna útil em quase todas as máquinas de cortar.








Parafuso

Tem um nucleo cilindrico, rodeado de uma saliência em forma de hélice. Ao rodar transforma o movimento rotativo num movimento para a frente ou para trás.








Alavanca

A alavanca é uma barra que é usado preso num ponto fixo sobre o qual tem um movimento rotativo. Este movimento pode ser usado ou para multiplicar a força mecânica que é aplicada na extremidade contrária da barra, ou a distância ao longo da qual a força é aplicada, consoante a localização relativa do ponto fixo.





Outros elementos:

Apesar destes maquinismos terem sido também inventados antes do tempo de Da Vinci, ele fez experiências com eles que culminaram em alterações no seu funcionamento para melhorar a sua eficácia ou adaptar a novos usos. Muitas das suas engenhosas máquinas derivaram da genial combinação destes mecanismos.





Engrenagem

Engrenagens são um conjunto de rodas dentadas que se ligam de forma a transferir movimento e força. Em qualquer par de rodas, a mair irá girar mais lentamente, mas com maior foça que a pequena. Cada roda tem um movimento simétrico á roda anterior na engrenagem.






Engrenagem cónica

Engrenagens cónicas encaixam com um certo ângulo para mudar a direcção a rotação. Como o seu nome indica, as rodas dentadas têm formato cónico, o que dificulta bastante a produção e montagem deste tipo de engrenagens pois requerem muita precisão.







Cremalheira

A cremalheira é uma combinação de uma roda dentada com um trilho dentado, sendo assim possível converter movimento rotativo em rectilíneo, ou vice-versa.






Pistão

Um pistão é uma roda com uma barra presa por uma dobradiça. A roda ao girar impulsiona a barra para trás e para a frente devido ao movimento imposto na dobradiça.








Catraca

Uma catraca é um dispositivo que permite a uma roda dentada girar apenas numa direcção. A catraca desliza ao longo da roda, mas se esta tenta mudar o sentido da rotação ele bloqueia o movimento.